100 thoughts on “O que são ciclos econômicos?

  1. Pooooooxa… O dono aqui do Rancho usa como moeda as "cabeças de gado".🤔 O que será que ele quer dizer?
    🐮🐮🐮🌿🌿🌿

  2. Inflação é coisa de globalista sionista, nego se deixa levar por preço de papel kkkkkkk.
    Daqui a 10 anos vou ser autônomo, ter minha própria casa, plantação e armas.
    Vou tacar fogo no *papel valioso*.
    Se Deus quiser eu morro antes de ver os filhos dos soyboys nascerem.

  3. Então o dinheiro não existe nós damos o valor a ele mais como ele tá na maioria das vezes ligado ao governo ele vive numa montanha russa ლ(^o^ლ)

  4. Peter, sobre sua indagação do porque os QE's não criaram uma inflação enorme ainda, recomendo o vídeo do Fernando Ulrich!
    https://www.youtube.com/watch?v=Xgq-SaelJBQ

  5. Parabéns Peter!!! Muitos conceitos explicados nesse vídeo e muitas dúvidas minhas agora sanadas. Comecei minha vida profissional sempre preocupado com problemas da inflação e passei a desconfiar de crédito barato como todos oferecidos no governo dos 9 dedos e da exaltadora da mandioca. Estamos sentindo as conveniências e tô bem mais esperto.

  6. Obrigado pela melhor aula de economia do ano. Poderia rolar um colab com o Fernando Ulrich que está o tempo todo alertando sobre os sinais da recessão

  7. A moeda que mais gosto, é o papelzinho colorido do estado, pois ele me permite pagar impostos mais facilmente 🐮 e seu lastro está nas mãos dos meus donos, que sã pessoas super honestas 🖨🖨.

  8. No ancap a economia vai favorecer sobretudo aos pobres. Pobres na lógica de livre mercado tem poder econômico igual ao rico. O que equivale a verdadeira riqueza em termos de recursos escassos. Além da curva de crescimento que diversos autores já estudaram no início.

  9. Peter fala sobre MGTOW por favor, abordando as leis e cultura misândrica, tem mta convergência entre as ideias ancaps e esse estilo de vida…

  10. Em resumo: Expansão do crédito à juros baixos causa distorções no sistema de preços, alterando a oferta, e consequentemente a demanda, para um nível insustentável no longo prazo. Se os preços são alterados, toda a oferta e demanda é alterada. Não por acaso, Keynes não possuía nenhuma teoria sobre a estrutura do capital, que são todos os estágios da cadeia de produção de uma economia, todas as etapas sucessivas para a produção de um bem.  Ele jamais explicou como a expansão creditícia e monetária altera todo esse arranjo estrutural, como ela altera os preços de determinados setores em relação aos preços de outros setores, fazendo com que haja mais demanda, e investimentos, naqueles setores onde o dinheiro recém-criado está entrando primeiro, gerando bolhas e recessão.

    Esses são os efeitos gerados pela expansão do crédito sobre a indústria, sobre o comércio e sobre o setor de serviços: todos eles se expandem mais do que deveriam durante o período da expansão do crédito e, ao término, entram em contração, com demissões em massa. Vale enfatizar que a economia entra em recessão exatamente porque os fatores de produção foram mal direcionados e os investimentos foram errados. Capital foi imobilizado em investimentos para os quais nunca houve uma demanda genuína (apenas artificial, impulsionada pela expansão do crédito). Na prática, capital e riqueza foram destruídos. Cimentos, vergalhões, tijolos, britas, areia, azulejos e vários outros recursos escassos foram imobilizados em algo para o qual nunca houve demanda genuína. Alguns imóveis ficam inacabados (vide as cidades fantasmas chinesas). Recursos escassos foram desperdiçados. A sociedade está mais pobre em decorrência desta má alocação de recursos. No final, a expansão do crédito gerou um surto temporário no consumo, mas somente as custas da degradação de toda capacidade produtiva da economia.

  11. Como vai ser daqui a alguns anos… quand otudo for VIRTUAL.. como eu vou guardar meu dinheiro debaixo do colchão! ?

  12. -Dãrrr, mas qual é a relevância acadêmica desses economistas e modelos que só tu e esses malucos falam?
    -Pouca, ou nenhuma, e isso não deveria ter nenhuma importância. A lógica está acima de qualquer relevância popular e não precisa de mecanismos de validação, ela é a priori.
    -É o que?

    Fim do "debate" com os amigos gadosos. Início das tentativas de ridicularização e festival de ad hominen.

  13. O problema é que muitos que o seguem, não clicam para positivar e esquecem de positivar o vídeo. E muitos nem se inscrevem, vamos nos inscrever se queremos que saia mais vídeos sempre como esse, explicativos e informativos.

  14. ATENÇÃO! Estou legendando vídeos de economia austríaca. Para entender os ciclos econômicos, é necessário entender sobre como bancos funcionam.
    Legendei dois vídeos do canal Econclips sobre como é o processo bancário. Se o feedback for legal eu continuo (::

  15. Se eu te disser que tem um botão que vc aperto e sai dinheiro? E se disser que você pode enganar as pessoas com um mecanismo chamado democracia para que as pessoas autorizem vc a apertar esse botão sem que você precise dar nada em troca por isso? Ah, mas a pessoa tem que ser muito tonta pra acreditar nessa ladainha! Sim, elas são. Vamos montar um partido?

  16. Boa explicação, mas os socialistas não vão entender pois tem problemas de logica e fora que eles não assistem videos maior que 10 m.

  17. O problema é que a curto prazo, o povão é quem sofre mais com as bolhas, por isso tendem a preferir Keynes, então quando se projeta ações econômicas a longo prazo o povão só se fode e a escola austríaca sem políticas sociais pro povao se manter é complicado

  18. Eu tenho uma pergunta simples pros ancaps. Toda a filosofia dos caras se baseia na resistência à ilegitimidade da iniciação de força por agentes ilegítimos (ou seja, aqueles com os quais você não assinou contrato algum e não reconhece a autoridade).

    Ok, vamos partir do princípio que a idéia é auto-evidentemente válida. Ela tem de fato um certo mérito, ao menos superficialmente, antes que você comece a analisar situações mais a fundo.

    Igual faremos agora.

    Imagine que estamos na utopia anarcocapitalista de Daniel Fraga e Paulo Kogos.

    (Aliás, quando os ancaps concordam com que esses dois dizem, são expoentes do movimento, intelectuais sem rivais, exímios debatedores com os quais poucos conseguem competir em pé de igualdade. Exceto quando discordam, aí Fraga e Kogos viram piadas dentro da comunidade e eu sou burro por sequer dar atenção a eles. Ancaps mudam isso a bel prazer conforme é conveniente. Não podemos esperar muita coerência de um grupo anárquico que frequentemente cita em tom de autoridade os escritos de um cara que era explicitamente anti-anarquia, né…)

    Então, no mundo ancap, ninguém te obriga a pagar pelo serviço dos tribunais, ou da polícia. Existem vários serviços policiais competidores, você assinaria um contrato com a que você quer que te sirva, ou não assinaria com nenhuma.

    E foi o que você decidiu: sendo você inteiramente livre, você não assina contrato com polícia alguma ou tribunal algum. Você existe completamente à parte do sistema jurídico no que diz respeito a financiar — e portanto utilizar — o sistema.

    Suponhamos que você esteja numa praça, tranquilo e feliz, lendo The Ethics of Libertyembaixo de uma árvore. Primeiro você perguntou ao dono da árvore se tem a autorização pra se aproximar dela, e ele consente após uma rápida revista (embaixo desta árvore em particular é proibido fumar, e ele quer ter certeza que você não tem um maço de cigarros no bolso). Você pagou a taxa ao dono da árvore para poder se abrigar embaixo de sua sombra, após uma breve discussão de qual das 80 moedas competidoras o dono da árvore aceita (após uns 15 minutos pra pesquisar qual das criptomoedas na sua carteira virtual tá em câmbio mais favorável pra você hoje), e assinar um contrato de 5 páginas delimitando o que você pode ou não pode fazer embaixo da árvore, e optando pelo plano que NÃOpermite a divulgação de selfies embaixo da árvore no Instagram pra economizar um pouco.

    Com eu estava falando, uma utopia livre daquelas burocracias estatais que só complicam a vida do cidadão.1

    Nisso chega a McDonalds™ Police Services

  19. Entrei numa discussão sobre isso no canal não saia da matrix.. O cara começou a me xingar ficou puto.. falou que eu era burro pq eu não entendia que é do governo que vem meu dinheiro.. 🤦‍♂️

  20. Não é possível converter cumbo em ouro.
    Mas é possível converter moeda fiduciária em ouro, prata ou criptomoedas, e, depois da bolha explodir, converter de volta para muito mais moeda fiduciária que a quantidade inicial.
    Economistas austríacos são alquimistas, afinal.

  21. Astrologicamente a crise e quebra da economia é uma questão de tempo que esta previsto para o ano de 2020 (segundo a astrologia) com quatro planetas conversando no signo de Capricórnio. Plutão que quebra estruturas, Saturno que ordena impõe a força, Jupiter que expanciona e Marte que vai a guerra. Lógico com isso Urano em Touro fazendo pessoas se interessarem e fugirem pelas criptos moedas. Ta tudo encaminhado. Aguardem!
    Por fim, Imposto é roubo!

  22. Sensacional, Peter! Sua didática é muito boa mesmo!
    A manipulação na lei natural das coisas, vai desencadear uma série de distorções e no caso do estado metendo seus dedinhos em tudo, só restará o caos mesmo. Chegando a maior insanidade nos juros negativos… onde já se viu emprestar dinheiro pra receber menos lá na frente?! É simplesmente surreal!!!

  23. Peter, quando o real foi lançado, ele era pareado com o dólar. Porque ele ficou tão pra trás assim? Impressora nervosa?!!

  24. E aí… Já pagou impostos hoje?
    A sim! IMPOSTO É ROUBO!
    ⚠ Direita e esquerda ambos defendem a máfia estatal essa instituição criminosa organizada estrutural criada desde sempre para roubar e extorquir a população e controlar a vida e a liberdade de todos por terem o monopólio do poder centralizado para criar leis coercitivas que só existe para favorecer aos mafiosos parasitários estatais criminosos (políticos) e a sua instituição criminosa estrutural (governo brasileiro).🐮🐴

  25. Peter essa música é fenomenal! Use ela definitivamente. Combina com todos os temas em questão. Parabéns pelo canal

  26. o canal do fernando ulrich explica um pouco o porquê das pessoas investirem nesses títulos que rendem juros negativos, dos que eu me lembro:
    1. Segurança, os títulos de dívida dos governos são ativos mais seguros do que só deixar o dinheiro no banco.
    2.Mercado secundário, muitos compram os títulos com o objetivo de vendê-los depois a um preço mais alto, esses não pretendem segurar o título até a data de vencimento pra receber os juros negativos, eles vendem para terceiros esperando conseguir um lucro, é uma espécie de especulação com os títulos.

  27. Anpca.su torro meu dinheiro. Sabe por que? Por que eu invisto tenho retorno ganho bens me fodo todo para conseguir algo ai vem o governo e confisca tudo.

  28. Excelente vídeo, gostaria de ressaltar apenas
    2 pontos Peter:

    1- O mercado acionário norte americano vem batendo as máximas históricas há anos e as cotações não parecem ter acompanhado de forma tão racional assim os lucros.
    É um ponto para se refletir.

    2- Não são as apenas as pessoas fiicas que estão deixando os investimento nas reservas com juros negativos,
    são as grandes intituições e fundos de investimento
    e como você falou mais cedo no vídeo apenas 3% do dinheiro é fisico hj em dia,
    não tem como sacarem todo esse dinheiro e deixar no colchão.

    E se deixassem parado nos bancos? Os bancos podem falir, dferente das reservas dos governos que o mercado ainda enxerga como mais "seguros" e mais difíceis de dar calote.

    Outra coisa é que eles esperam ganhar mais dinheiro por esperarem as taxas cairem ainda mais.
    Como o preço dos titulos são feitos por marcação a mercado, quem se posicionou agora está apostando na queda das taxas consequentemente no aumento do valor de face dos titulos,
    é como se vc tivesse vendido uma ação para ganhar com a sua queda (operação de short).

    pode não haver consenso, mas existem motivos como os que acabei de citar.

  29. Uma das hipóteses que ouvi do porque a injeção em massa de dinheiro pelos BCs não causa inflação (ainda) é que o dinheiro não foi injetado emprestando para os bancos e sim para comprar os títulos podres, ou seja, não entrou na economia, está lá parado. Uma hora os BCs terão que vender esse ativos e é ai que o bicho vai pegar.

  30. Reservas fracionárias não são uma fraude! O banco emite um passivo bancário. Ou você defende a emissão de moeda privada ou vc é contra reservas fracionárias. Os dois não dá.
    Em um livre mercado, evidentemente, os bancos não abusariam da emissão dos passivos, pois na primeira falta de liquidez, iriam falir!

  31. Como não houve inflação? As ações batem recordes atrás de recordes lá fora, ativos pipocam inclusive bitcoin e títulos do governo. Estamos na maior bolha de todos os tempos. Juros negativos se justificam pq as pessoas não esperam a maturação dos títulos para receber menos dinheiro, lembre-se que juros pagos e preço de títulos são inversamente proporcionais. Eles compram títulos com juros negativos na espera de que mais liquidez seja injetada e no caso da crise eminente estourar as pessoas corram pra os papéis lastreados nos impostos cobrados ao gado. Instituições financeiras e pessoas estão especulando com o preço dos títulos assim como espaculam com qualquer outra coisa, no aguardo que outro trouxa fique com a bomba mais na frente. A preferência temporal não se tornou negativa, isso é apenas mais uma manipulação de preço dos ativos (no caso a dívida estatal).

  32. Minha teoria é que o governo gerou uma desigualdade social muito acima do que existiria no livre mercado. A concentração de riqueza por parte dos mais ricos inibe a inflaçao pois eles tem um perfil de consumo/poupança muito diferente da média. Ricos gastam uma pequena parte de seu dinheiro e guardam a maior parte. Quanto mais desigualdade o governo gera, mais dinheiro é poupado. Na verdade, rico não guarda dinheiro na conta, ele toma a decisao racional de ganhar mais. Para isso, ele tem 2 opçoes: investir e emprestar. Geralmente investe-se em açoes de empresas com potencial de bons lucros o que gera uma inflaçao do mercado acionário. Porém, ao longo do tempo esse mercado desenvolveu uma serie de controles e indicadores para mostrar se os ativos estão sobrecomprados. Quando esses indicadores apontam perigo, os fundos de investimento migram para a segunda opção: emprestar. Ai entra a oferta e demanda. Com excesso de oferta de empréstimos, o preço do empréstimo cai, ou seja, a taxa de juros esperada pelo mercado cai. O ciclo se repete até que a taxa fica negativa e como os ricos(representados por fundos de investimento) nao tem como guardar milhões de dólares de baixo do colchão, eles emprestam a juros negativo mesmo. Creio que estamos atingindo um limite natural de desigualdade para a humanidade. É uma espécie de ponto de equilíbrio em que os ricos perdem dinheiro e os pobres perdem dinheiro e o estado cresce cada vez mais roubando dinheiro(juros negativo) para destruir riqueza. E essa destruiçao de riqueza não é nada mais que o crescimento do pib fraquíssimo nesses países que tem juros negativo. A próxima crise será uma recessão de vários anos em que o estado drenará a economia e teremos fortíssima deflação de preços até que o mercado se ajuste a quantidade de dinheiro que o estado está tirando da economia.

  33. belo vídeo!

    quem compra títulos que pagam juros negativos conta com a valorização dos titulos quando os juros ficam menos negativos. é possível ganhar no lado esquerdo do zero.

    mas a tendência maior no campo negativo é de ficar mais negativo. esses investidores contam com variações voltando pro zero %.

  34. Conteúdo de extrema clareza e rico em counteúdo. Meus parabéns! Uma sugestão: pegar estas imagens e vídeos, tipo 'shutterstock', em maior qualidade, e.g. 'Motion Array'.

  35. Existe o argumento que teve inflação nos preços da ações justamente pelo crédito barato facilitando as próprias empresas recomprarem suas acões criando uma escassez artificial. Tem também a questão que os próprios bancos centrais estão pagando juros relativamente grandes aos bancos para esses não emprestarem para o gado, fazendo com que a inflação não suba. Mas uma hora o boleto vai chegar e a máfia sempre passa ele para nós.

  36. Você acredita que a imigração Islam na Europa é para derrubar os preços dos imóveis e indústria e os senhores do mundo recomprar a Europa ?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *